Sorocaba agora tem 21 pontos de acesso à internet pública gratuita, com um novo sistema de infovias, que utiliza cabos de fibra ótica. Além do aumento do número de pontos de acesso Wi-Fi, que passou de 12 para 21, o sistema possibilita uma navegação mais rápida e ágil aos usuários. Ontem, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) fez o lançamento do projeto Conecta Aqui, que substituiu o sistema de internet via rádio pelo de infovias para disponibilizar internet gratuita à população. Durante o evento, na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, instrutores com a camiseta da campanha auxiliaram interessados sobre a utilização da rede.
O novo sistema utiliza cerca de 270 quilômetros de cabeamento de fibra ótica, interligando unidades de serviços públicos. Segundo o prefeito, esse investimento custou mais de R$ 13 milhões. "Entre a região, Sorocaba é pioneira com esse sistema. É fundamental que o poder público torne isso acessível à população", ressaltou. O novo sistema demorou cerca de um ano e meio para ser instalado, contou Pannunzio. "Agora estamos fazendo as ramificações para ligar todos os próprios da Prefeitura, aumentando ainda mais os pontos de acesso."
O novo sistema de internet wireless também ampliou a capacidade de acessos em cada ponto, permitindo que um número maior de usuários utilize o serviço simultaneamente, sem prejudicar a velocidade, garantindo pelo menos 512 kbytes/s para navegação. "Com a internet via rádio, em locais com grandes aglomerações, o sistema ficava muito carregado e não funcionava. Com os cabos de fibra ótica, estamos proporcionando o que o internauta precisa. A velocidade de navegação e o número de usuários permitidos dobrou em relação ao antigo sistema", destacou Pannunzio.
Para o administrador Jean Molina, de 46 anos, que está sempre utilizando a internet, esse projeto facilita a vida dos internautas. "Eu já acessava antes com o sistema antigo e deu para perceber que está bem mais rápido. Isso é muito bom para a população." A professora Brigida Alves Leal Barbosa, de 28 anos, diz que o projeto é positivo. "Esse novo sistema é perfeito. Esse projeto está cumprindo o objetivo da internet. Isso facilita a vida das pessoas", afirmou.
Como usar
A internet pública pode ser utilizada em qualquer aparelho com acesso à internet por rede sem fio, como celulares, tablets e notebooks. Para utilizar a internet grátis, é preciso identificar o sinal da internet pública e fazer um cadastro rápido, disponibilizando nome e RG ou CPF. O usuário pode utilizar qualquer site de seu interesse, inclusive redes sociais, e-mails, compartilhamento de vídeos, downloads e uploads. (Supervisão: Cida Vida)
Confira os locais de acesso Wi-Fi
- Casas do Cidadão (Ipanema, Itavuvu, Éden, Ipiranga, Brigadeiro Tobias, Nogueira Padilha)
- Terminais de Transporte Coletivo (Santo Antônio e São Paulo)
- Unidades Pré-Hospitalares (Zona Norte e Oeste)
- Paço Municipal
- Zoológico Quinzinho de Barros
- Biblioteca Jorge Guilherme Senger
- Teatro Municipal Teotônio Vilela
- Praça Coronel Fernando Prestes (Centro)
- Praça da Amizade (Santa Rosália)
- Parque das Águas (Jardim Maria do Carmo)
- Parque dos Espanhóis (Vila Assis)
- Pista de Caminhada do Campolim
- Território Jovem do Jardim Nova Esperança
- Núcleo de Segurança Comunitária do Parque São Bento
Fonte: Cruzeiro do Sul

